Profissão Repórter exibe ações de combate ao trabalho análogo à escravidão

O Profissão Repórter de hoje, terça-feira, 02/05/2023, traz uma reportagem sobre a maior operação de combate ao trabalho análogo à escravidão realizada este ano.

Profissão Repórter exibe ações de combate ao trabalho análogo à escravidão

Os repórteres Caco Barcellos e Sara Pavani acompanharam de perto a ação sigilosa, que resgatou mais de 200 homens explorados em plantações de cana de açúcar em várias cidades da zona rural de Goiás.

A equipe do Profissão Repórter registrou os flagrantes da ação, que contou com a participação de auditores fiscais do Ministério do Trabalho, agentes da Polícia Federal, promotores e procuradores dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, além dos soldados da Força Nacional.

A maioria dos trabalhadores, vindos do Maranhão, Pernambuco e Piauí, foi resgatada durante a limpeza das lavouras e colheita de cana, sem o uso de equipamentos obrigatórios de segurança. Eles foram contratados com falsas promessas de remuneração e obrigados a comprar seus próprios equipamentos de trabalho. As condições de alojamento eram degradantes, sem camas ou colchões para dormir.

Além disso, o Profissão Repórter apresenta o drama de uma família boliviana que vivia em condições precárias e trabalhava em situação análoga à escravidão em uma oficina de costura em São Paulo. A família, um casal com quatro filhos, foi resgatada por auditores fiscais durante uma fiscalização em 2020.

Durante três anos, a repórter Sara Pavani acompanhou as dificuldades da família para sobreviver em São Paulo, procurando moradia e emprego e lutando para receber a indenização a que tinham direito, que até o momento não foi paga.

A exibição do Profissão Repórter está marcada para acontecer a partir de, após o programa Mães do Brasil, pela TV Globo. –