
No capítulo de A Escrava Isaura que vai ao ar hoje, segunda-feira, 01 de setembro, Martinho e seus homens invadem o quilombo, espalhando o terror entre os moradores. Apesar do perigo, os negros ainda encontram momentos para festejar e celebrar a união da comunidade, tentando preservar sua alegria em meio à ameaça constante. Juliana se despede emocionada de seu pai e aproveita um momento de distração para fugir, mas Martinho coloca fogo no quilombo, perseguindo-a até capturá-la. Ao ver o corpo do pai entre as chamas, Juliana chora, tomada pela dor e pelo desespero.
No mercado de escravos, Juliana é leiloada e comprada pelo Comendador Almeida. Miguel, sensível à situação dela, oferece ajuda, enquanto o Comendador ordena que a festa dos negros seja encerrada imediatamente. O clima de opressão aumenta quando o Comendador tenta se aproveitar de Juliana, que consegue pedir socorro a Gertrudes. Para punir a jovem, o Comendador a obriga a trabalhar na lavoura, enquanto um romance tímido e crescente surge entre Juliana e Miguel.
Juliana revela a Miguel que está grávida, e ele tenta desesperadamente comprar sua alforria, mas o Comendador Almeida reage demitindo Miguel de suas funções. Francisco assume como novo feitor, mas Gertrudes protege Juliana, impedindo que ela sofra castigos mais severos. Juliana dá à luz Isaura, mas, pouco depois do parto, é condenada ao tronco, onde morre, deixando Gertrudes responsável por cuidar da filha.
Miguel visita a senzala para conhecer Isaura, acompanhando seu crescimento. Dez anos se passam, e Isaura já é uma menina; Gertrudes então pede a liberdade da jovem. Com a passagem do tempo, Isaura aparece como mocinha, amadurecida e preparada para enfrentar os desafios da vida. Nesse meio tempo, o Comendador Almeida descobre que Leôncio o enganou, enquanto Tomásia revela que está grávida de Leôncio. O Comendador, surpreso e furioso, confronta Leôncio e Tomásia,.
O que vai acontecer nos próximos capítulos de A Escrava Isaura?
Tomásia enfrenta um momento de abandono e desespero quando Leôncio a deixa sem explicações. O Comendador Almeida cobra as dívidas de Leôncio, aumentando ainda mais a pressão sobre ele. Coronel Sebastião anuncia que Leôncio terá que se casar com Malvina, decisão que deixa o vilão em conflito. Ao chegar em casa, Leôncio encontra Isaura, e a tensão entre eles se intensifica. Gioconda informa a Tomásia que foram despejadas, aumentando a tristeza da jovem.
Enquanto isso, André se declara para Isaura, mas Leôncio também não esconde seus sentimentos e se declara para a jovem, criando um triângulo perigoso. Miguel encontra Joaquina, e Isaura confessa a ela e a João que Leôncio a importunou e tentou marcar um encontro no celeiro. O Comendador Almeida e Coronel Almeida acertam os detalhes do sarau de noivado de Leôncio e Malvina. João e André ficam de guarda para proteger Isaura, atentos às ações de Leôncio.
Rosa tenta seduzir Leôncio no celeiro, e André não hesita em confrontá-la. Gioconda e Tomásia decidem ir ao sarau, enquanto Gabriel se encanta por Helena. Coronel Sebastião cruza com Gioconda na estrada, e Leôncio, junto ao Comendador, é surpreendido com a presença de Tomásia no noivado. Tomásia ameaça Leôncio, e Isaura testemunha tudo, inclusive o momento em que Leôncio faz Tomásia tropeçar na escada.
Tomásia não hesita e interrompe o casamento de Leôncio e Malvina. Leôncio tenta minimizar o incidente, dizendo a Isaura que Tomásia tropeçou sozinha. Gioconda, aos prantos, tenta consolar a amiga. Henrique se mostra fascinado por Isaura, enquanto Malvina começa a suspeitar do interesse de Leôncio na jovem. Gabriel confronta Leôncio e fala mal dele para Helena, que revela a Sebastião tudo o que descobriu sobre o vilão.
Henrique e Helena compartilham com Malvina os detalhes do que Leôncio fez com Tomásia, deixando-a em choque. Tomásia acorda e recebe a notícia devastadora de que perdeu a criança. Miguel consegue o dinheiro que faltava para comprar a liberdade de Isaura, mas Leôncio volta a ameaçá-la, apertando seu pescoço. Enquanto isso, Gabriel se aproxima de Helena e a beija.
Sebastião questiona Gioconda sobre a promessa de casamento de Leôncio a Tomásia. Gertrudes percebe a tristeza de Isaura e tenta entender a situação. No mesmo dia, começa o casamento de Leôncio e Malvina, mas Tomásia interrompe novamente a cerimônia, exigindo justiça. Diante do caos, André propõe fugir com Isaura, oferecendo uma alternativa para escapar das ameaças de Leôncio e buscar segurança.




