O filme “A Teoria dos Vidros Quebrados” será lançado em São Paulo na próxima quinta-feira, 11 de agosto. O longa-metragem é uma coprodução da gaúcha Okna Produções, que também distribui o filme, além das uruguaias Parking Films e Cordon Films, e da argentina Tarea Fina (Argentina).
No filme, segundo a sinopse, um funcionário de uma companhia de seguros recebe uma promoção e é designado como perito em uma cidadezinha do interior. O que seria motivo para comemorar se transforma em pesadelo quando, ao chegar no local, ele presencia a pior onda de incêndios de carros na história do país. Encurralado pelos clientes, moradores um tanto peculiares da região, Cláudio se vê pressionado a cobrir os seguros num ambiente hostil e ao tentar esclarecer os crimes descobrirá que muitas coisas não são o que aparentam.
A produção tem direção assinada por Diego Fernández, e foi escolhido pelo Uruguai para representar o país no Oscar em 2022, na categoria Melhor Filme em Língua Estrangeira. O filme é escrito por Diego Parker Fernández e Rodolfo Santullo.