Foto: Reprodução/ Internet

Neste domingo, 28 de maio de 2023, a GloboNews apresentará o aguardado documentário Biocêntricos, uma obra que nos convida a repensar e reinventar partes do nosso mundo, tendo a natureza como modelo inspirador. Sob a perspectiva da renomada bióloga americana Janine Benyus, criadora do conceito de biomimética, somos conduzidos por uma jornada repleta de ideias inovadoras, impulsionadas pelos bilhões de anos de experiência da Terra.

Com direção de Fernanda Heinz Figueiredo e Ataliba Benaim, Biocêntricos mergulha em sete projetos que abrangem diversas áreas do conhecimento humano, onde a biomimética se destaca como uma força motriz na busca por soluções inovadoras. Este documentário marca um marco na produção audiovisual brasileira ao explorar a relação entre a ciência de alta tecnologia do século XXI e a natureza selvagem de forma única.

Ao longo da obra, uma produção da Aiuê em parceria com a GloboNews e a Globo Filmes, somos transportados para locais no Brasil, Estados Unidos, Japão e Costa Rica, onde conhecemos nove personagens apaixonados por suas áreas de atuação. Esses indivíduos são influenciados pela biomimética e encontram inspiração na figura inspiradora de Janine Benyus. Por meio da narração envolvente de Janine, o público tem a oportunidade de mergulhar nas motivações e teorias científicas que fundamentam o pensamento dos biomimeticistas, termo usado para descrever os inventores que abraçam essa abordagem científica.

Entre as fascinantes histórias retratadas na tela, destacam-se a dos designers Bruno e Pedro Rutman, cuja criação revolucionária está transformando o reflorestamento; a do líder indígena e agente agroflorestal Benki Piyãko, que viaja pelo mundo promovendo o intercâmbio entre conhecimentos ancestrais e ciência moderna; e a do engenheiro e observador de pássaros Eiji Nakatsu, responsável por redesenhar o trem-bala japonês, reduzindo seu consumo de energia em 15% ao imitar a eficiência do martim-pescador e outros seres vivos.

Além disso, o documentário também destaca a história inspiradora do carioca Fred Gelli, um dos designers mais renomados do mundo devido ao seu trabalho com marcas e embalagens. Fred busca abolir o conceito de “consumidor” atribuído aos seres humanos, defendendo uma nova visão que enfatiza a importância de uma relação equilibrada e harmoniosa com o meio ambiente.

Biocêntricos é, em suma, um documentário envolvente que nos convida a refletir sobre como podemos reinventar o nosso mundo, inspirando-nos na natureza. Ao explorar os princípios da biomimética e conectar pessoas que colocam a vida no centro de suas escolhas, somos apresentados a inovações tecnológicas e sociais com o potencial de transformar a nossa sociedade.

Comente a sua opinião