Foto: Reprodução/ Internet

Nesta sexta-feira, 01/09/2023, o Conversa com Bial reserva um espaço especial para prestar uma tocante homenagem à Bossa Nova, um dos movimentos musicais mais emblemáticos da cultura brasileira. Este tributo ocorre exatamente 61 anos após o histórico show no Carnegie Hall, em Nova York, que marcou a apresentação da Bossa Nova ao mundo e reuniu ícones da música brasileira, como Tom Jobim, João Gilberto, Luiz Bonfá, Sérgio Mendes, Carlos Lyra, entre outros.

Neste programa especial, Seu Jorge, Daniel Jobim e Roberto Menescal, artistas brilhantes que incorporam a essência da Bossa Nova, se unem no mesmo palco para recriar aquela noite memorável. Este projeto é uma celebração autêntica do movimento que influenciou profundamente o samba carioca e o jazz. Seu Jorge compartilha sobre a parceria: “Vamos repetir o conceito, esse mesmo show. Existia uma ideia de não tocar os instrumentais, mas eu falei pra gente fazer, pra chegar mais perto do que foi o show.”

Roberto Menescal, o único presente no show original de 1962, relembra sua participação, que quase não aconteceu. Na época, Tom Jobim o convidou para o evento, mas Menescal inicialmente recusou, planejando uma pescaria. No entanto, Tom Jobim o convenceu a participar. Menescal compartilha com humor: “Eu cantei só uma música porque era o máximo que eu podia, e ainda errei a letra. Mas tudo bem, porque ninguém conhecia.”

Daniel Jobim, neto de Tom Jobim, revela os medos e a tensão que seu avô sentia naquela noite épica. “Meu avô estava com medo de ir. Ele falava: ‘o navio vai afundar’. Aí disseram pra ele: ‘mas você é o capitão’.” Embora a apresentação original tenha sido criticada pela imprensa na época, conquistou o coração do público e deixou um legado musical eterno.

O programa é embalado por sucessos atemporais da Bossa Nova, como “Chega de Saudade” e “Soneto”, que continuam a encantar gerações.

Com direção artística de Monica Almeida, o “Conversa com Bial” é transmitido na TV Globo de segunda a sexta, após o “Jornal da Globo”. Além disso, os espectadores podem assistir ao programa em simulcast no Globoplay, gratuitamente, para todo o país, ou sintonizar no canal internacional da Globo. As entrevistas também estão disponíveis no podcast “Conversa com Bial”, acessível no Globoplay e em diversas plataformas de áudio. Não perca essa oportunidade de reviver a magia da Bossa Nova e mergulhar na rica história da música brasileira.

Comente a sua opinião