Elis & Tom, Só Tinha De Ser Com Você é um emocionante documentário que destaca a vida de dois dos maiores ícones da música brasileira, Elis Regina e Tom Jobim, durante o processo de gravação do álbum que eles realizaram em conjunto. No programa Conversa com Bial desta sexta-feira, 15/09/2023, o diretor do filme, Roberto de Oliveira, explora a concepção deste documentário, que está programado para estrear nos cinemas brasileiros em 21 de setembro. Além disso, João Marcelo Bôscoli, filho de Elis Regina, e Beth Jobim, filha de Tom Jobim, compartilham suas perspectivas sobre as jornadas de seus pais.
Com cenas gravadas há quase meio século, Roberto acredita que a espera para trazer essas imagens ao público foi benéfica: “Acredito que o tempo enriqueceu essa narrativa. As histórias se desdobraram, oferecendo uma visão mais nítida e abrangente. Penso que, quando decidi realizar o filme, ele já havia amadurecido, com todos os elementos devidamente esclarecidos. Se tivéssemos produzido o filme apenas dois anos após o evento, não teria o mesmo impacto que possui agora,” ele pondera.
O diretor revela que a tecnologia desempenhou um papel crucial na melhoria da qualidade sonora da produção: “Dado que não conseguimos recuperar a fita de 16 canais contendo todas as faixas individuais dos instrumentos, recorremos a recursos tecnológicos que nos permitiram aprimorar o áudio […]. Os espectadores poderão desfrutar de uma experiência sonora imersiva nas telonas.” Além disso, as cenas gravadas de maneira “clandestina,” conforme descrito por Roberto, conferem um toque de encanto à produção: “A câmera estava discretamente posicionada, capturando a cena de forma sutil e discreta, e acredito que isso confere um charme especial ao filme. Não tínhamos autorização formal para estar lá.”
A conversa também ressalta as personalidades cativantes dos artistas. Beth Jobim compartilha: “Tom Jobim queria ser admirado por todos à sua volta e realmente cativava as pessoas.” João Bôscoli enfatiza o talento de sua mãe: “Acredito que Elis sempre teve a habilidade de elevar uma música composta a um nível que o próprio compositor talvez nem imaginasse.”
Que horas vai passar o Conversa com Bial?
Sob a direção artística de Monica Almeida, o programa Conversa com Bial é transmitido na TV Globo de segunda a sexta-feira, após o “Jornal da Globo.” Os episódios podem ser assistidos simultaneamente no Globoplay, gratuitamente em todo o país, ou no canal internacional da Globo. As entrevistas também estão disponíveis como podcast no Globoplay e em outras plataformas de áudio.