No “Conversa com Bial” de 11/11/2022, sexta-feira , Pedro Bial recebe Adriana Calcanhotto e Carlos Fino. A conversa é sobre o que une e o que separa portugueses e brasileiros há mais de 500 anos. Vamos conversar Adriana Calcanhotto, professora e embaixadora de Coimbra, e com um jornalista português expert em brasil, autor do livro: ‘Portugal-brasil: raízes do estranhamento’, Carlos Fino.
Adriana Calcanhotto iniciou a trajetória artística em meados dos anos 1980, com apresentações em bares e casas noturnas de Porto Alegre. Em 1990, lançou seu primemiro álbum de estúdio, Enguiço, que lhe rendeu o Prêmio Sharp de Revelação Feminina. O álbum seguinte, Senhas (1992), foi o primeiro concebido e produzido totalmente pela cantora. Seu trabalho de estúdio posterior, “A Fábrica do Poema” (1994), que foi considerado pela imprensa “o disco do ano”.
No início da década de 1970, Carlos Fino foi perseguido pela polícia política portuguesa PIDE, devido à sua participação no movimento estudantil (foi membro da Direção da Associação de Estudantes da Faculdade de Direito de Lisboa) e no movimento da Oposição democrática ao regime salazarista como militante do Partido Comunista Português, Carlos Fino abandona clandestinamente o Portugal, dirigindo-se para Paris.
Pedro Bial vai conversar sobre diversos assuntos no “Conversa com Bial” com a cantora, compositora, intérprete, instrumentista, produtora musical, escritora Adriana Calcanhotto e o ex-jornalista português Carlos Fino.
Na TV Globo, o programa “Conversa com Bial” vai ao ar a partir de 01h30, após o “Jornal da Globo”.