Foto: Reprodução/ Internet

No “Conversa com Bial” de 25/10/2022, terça-feira, Pedro Bial entrevista a cantora Mayra Andrade, 37 anos, a celebrada artista caboverdiana que é uma das novas vozes da música vinda da África. Sucesso na Europa com um estilo próprio que renova ritmos tradicionais africanos, ela tem forte ligação com a música brasileira e com o Brasil, onde acaba de se apresentar – ao lado de Criolo no Rock in Rio e na turnê de seu disco mais recente, “Manga”.

Segundo informa a assessoria da TV Globo, Mayra Andrade nasceu em Cuba, cresceu entre o Senegal, Angola, Alemanha e ainda Cabo Verde. Em 2003 fixou-se em Paris onde, em Janeiro de 2004, se apresentou num dos mais consagrados bares de lançamento de artistas da world music, o Satellite Café. As primeiras músicas que ouve são de origem brasileira, mas é com 16 anos de idade, que ela ganha a medalha de ouro com uma canção em crioulo cabo-verdiano nos Jogos da Francofonia de 2001, realizados em Ottawa no Canadá.

Em 2008, Mayra Andrade repete o feito de Mariza, ao vencer o prémio BBC Radio 3 World Music na categoria Revelação. No “Conversa com Bial, ela vai comentar também sobre a sua colaboração com os artistas Cesária Évora, Chico Buarque, Caetano Veloso, Charles Aznavour, Mariza e Pedro Moutinho.

A TV Globo exibe o “Conversa com Bial” com entrevista inédita de Mayra Andrade a partir de 1h40, após o “Jornal da Globo”.

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui