Foto: Reprodução/ Internet

Nesta terça-feira, 10 de setembro, o programa “Conversa com Bial” estreia uma nova série dedicada ao Judaísmo com uma entrevista especial com o renomado rabino Nilton Bonder. O episódio marcará a primeira parte de uma série que visa explorar a profunda tradição e cultura judaica, tendo como pano de fundo uma significativa viagem da equipe do programa aos campos de concentração nazistas na Polônia.

O convidado é um dos mais respeitados rabinos do Brasil, atuando como Rosh (líder espiritual) da Congregação Judaica do Brasil no Rio de Janeiro. Com uma carreira que se estende por mais de três décadas, Bonder é um dos rabinos mais sêniores do país, tendo iniciado seu trabalho em 1985. Ele possui um doutorado em Literatura Hebraica pelo Jewish Theological Seminary e é conhecido por sua abordagem inovadora e humanista ao Judaísmo.

Bonder fez história ao ser o primeiro rabino de linha não ortodoxa a assumir a liderança integral de uma comunidade judaica no Brasil. Ele foi o responsável por introduzir o Movimento Conservador no país, fundando a primeira sinagoga conservadora, que foi reconhecida pelo World Council of Synagogues. Sua visão também levou à criação da primeira sinagoga equalitária do Brasil e do primeiro Cemitério Israelita com uma área destinada a “afins”, voltada para membros de famílias judaicas não-judeus.

Além de sua atuação religiosa, Bonder é um prolífico autor, com 27 livros publicados, muitos dos quais se tornaram best-sellers no Brasil e foram traduzidos para diversos idiomas, como holandês, italiano, alemão, inglês, chinês, russo, coreano, espanhol e tcheco. Sua obra mais conhecida, “A Alma Imoral”, foi adaptada para o teatro e recebeu o prêmio de Melhor Espetáculo em São Paulo pela revista Veja em 2008. A peça, protagonizada por Clarice Niskier, continua em cartaz após 16 anos, demonstrando a duradoura relevância e impacto do trabalho de Bonder.

Contribuições e reconhecimentos

Bonder também tem um notável histórico de consultoria para grandes empresas, como Natura, IBM, Embratel e Petrobras. Sua influência vai além do âmbito religioso, abrangendo áreas como cultura e direitos humanos. Ele dirige o Centro de Cultura Midrash no Rio de Janeiro e foi reconhecido com a Medalha Tiradentes, a Comenda Grande Colar do TCU e o prêmio Shell de teatro, entre outras honrarias.

A adaptação cinematográfica de “A Alma Imoral”, dirigida por Silvio Tendler e lançada em 2018, é mais uma prova do impacto duradouro de sua obra. Em 2017, seu livro “A Cabala do Dinheiro” também ganhou uma adaptação teatral, mostrando a contínua relevância e popularidade de suas ideias.

O que podemos esperar desse bate papo?

O episódio não só oferece uma visão única sobre o Judaísmo através da perspectiva de Bonder, mas também mergulha na história com a cobertura dos campos de concentração nazistas. Este enfoque não apenas ilumina a rica herança cultural e espiritual do Judaísmo, mas também proporciona um reflexivo contexto histórico, promovendo uma compreensão mais profunda e ampla do passado e suas implicações para o presente. Na TV Globo, a exibição acontece a partir das 01h40, após o Jornal da Globo.

Comente a sua opinião