Mais um lançamento de alta qualidade da Universal Pictures chega aos cinemas nesta quinta-feira, 9 de fevereiro. O filme da vez é Till – A Busca por Justiça, novo drama de época que reconta a história real e revoltante que chocou os Estados Unidos, especificamente o estado de Mississípi, na década de 1950 pela morte do jovem Emmett Till de 14 anos e a luta de sua mãe Mamie Till-Bradley, que tentou buscar um esclarecimento do caso e conseguir trazer justiça por seu filho.
Durante 2 horas e 10 minutos o roteiro nos leva a conhecer a história que foi um dos mais conhecidos casos de violência racial nos Estados Unidos pelo ponto de vista da mãe do garoto interpretada por Danielle Deadwyler. A atriz entrega uma performance poderosamente forte, comovente e inspiradora. Já Whoopi Goldberg, aparece como atriz coadjuvante interpretando o papel da mãe da protagonista. O elenco de Till – A Busca por Justiça entrega boas atuações, mas o mérito maior fica para Danielle Deadwyler.
O filme é uma produção profundamente emocional, que causa um turbilhão de sentimentos dentro de nós ao escancarar o racismo estrutural e a segregação racial que dominava os Estados Unidos. A produção machuca nosso emocional e psicológico a cada cena até o último segundo do filme. Confesso que não consegui conter as lágrimas por diversos momentos e depois da conclusão dele, deixei a sala do cinema devastada e com o sentimento de revolta e incredulidade gritando dentro de mim.
Não perca essa grande produção que tenho certeza que vai emocionar e comover você do início ao fim. Infelizmente o filme foi esnobado pelo Oscar 2023, pois merecia ser indicado na categoria de Melhor Roteiro Adaptado e a interpretação de Danielle Deadwyler merecia ser indicada como Melhor Atriz.
O drama biográfico tem direção e roteiro assinado por Chinonye Chukwu (Clemency). A produção é realizada por Whoopi Goldberg (Ghost – Do Outro Lado da Vida), Barbara Broccoli (007 – Operação Skyfall) e Frederick Zollo (Mississipi em Chamas).