Roberto Cabrini está prestes a apresentar uma reportagem de extrema importância e sensibilidade no Domingo Espetacular deste domingo, 25/02/2024. Ele mergulhará fundo na realidade perturbadora da exploração sexual de crianças e adolescentes na Ilha de Marajó, no Pará. Esta investigação é uma resposta direta às denúncias alarmantes que ganharam destaque nas redes sociais e na mídia, especialmente após a participação da cantora gospel Aymeê em um reality show, onde uma de suas músicas expôs de forma contundente o problema que assola a região.
Aymeê, ao fazer uma declaração após sua apresentação, trouxe à tona a indignação pública ao afirmar que na Ilha de Marajó, “tem muito tráfico de órgãos. Lá é normal isso. Tem pedofilia em nível hard”. Suas palavras ecoaram, revelando a vulnerabilidade extrema das famílias e das crianças marajoaras. O relato chocante de que crianças de seis e sete anos se prostituem em barcos por meros R$ 5 provocou uma onda de revolta entre artistas, influenciadores digitais e a sociedade em geral, pressionando as autoridades a agirem com urgência.
Cabrini, munido com seu compromisso jornalístico, parte rumo à Ilha de Marajó determinado a desvendar a verdade por trás dessas alegações. Sua jornada incluirá entrevistas com supostas vítimas, familiares e uma meticulosa investigação sobre os mecanismos pelos quais os criminosos exploram impiedosamente meninos e meninas para a prostituição. Os números alarmantes não mentem: o Pará registra uma média de cinco casos de abuso e exploração sexual infanto-juvenil por dia, segundo estudos. Essa situação coloca o estado em uma posição crítica, com uma taxa de 3.648 casos, acima da média nacional.
Enquanto autoridades e organizações não governamentais tentam dissipar a normalização da violência contra crianças, alertando contra informações não comprovadas como o tráfico de órgãos, o Ministério Público do Pará reconhece a gravidade do problema. Em uma nota recente, ressaltam que a violência sexual tem maior visibilidade no Arquipélago do Marajó, devido aos baixos Índices de Desenvolvimento Humano.
Além da investigação sobre a exploração sexual, o Domingo Espetacular traz à tona outros temas impactantes. Um caso de reconhecimento de paternidade envolvendo um jogador tetracampeão mundial de futebol, que se recusa a reconhecer uma filha de 21 anos, mesmo após resultado positivo em teste de DNA, é uma das histórias que serão reveladas. A reportagem também aborda o caso de uma fã enganada por um golpista que se passou pelo cantor Fábio Jr., além de explorar um cativeiro oculto por mais de duas décadas, revelando detalhes do trágico caso de Liana Friedenbach.
Horário de exibição do Domingo Espetacular
Não perca este episódio do Domingo Espetacular, que será transmitido neste final de semana, às 19h45, na tela da Record. Esta será uma oportunidade imperdível para se manter informado sobre questões cruciais que afetam nossa sociedade.
As informações são da Record.