O Festival de Quadrilhas Juninas 2023 da TV Globo exibe neste sábado, 24/06/2023, os melhores momentos do evento realizado na última quinta-feira, 22 de junho de 2023. Nessa data, foram revelados os rankings das versões estadual e regional do campeonato, trazendo emoção e talento à tela.
Na fase regional, a quadrilha Luar do São João, do Piauí, brilhou intensamente ao conquistar o primeiro lugar. Com o tema “A devota que virou santa”, a apresentação foi uma bela homenagem à Irmã Dulce, encantando o público com sua criatividade e habilidades coreográficas.
Enquanto isso, na fase estadual, foi a vez da quadrilha pernambucana Lumiar mostrar todo o seu talento e se consagrar como a grande vencedora. Com o tema “A luz de Tieta”, inspirado na obra “Tieta do Agreste” de Jorge Amado, a Lumiar encantou a todos com sua performance cativante e envolvente.
Além de conquistar o primeiro lugar em sua categoria estadual, a Lumiar também alcançou o terceiro lugar na fase Nordeste do campeonato, consolidando-se como uma das melhores quadrilhas juninas da região.
Confira abaixo o resultado final do festival: Ranking da fase regional:
1º lugar: Grupo Cultural Junino Luar do São João (PI) – Nota: 357,8
2º lugar: Quadrilha Junina Flor de Mandacaru (MA) – Nota: 357
3º lugar: Quadrilha Junina Lumiar (PE) – Nota: 356,7
4º lugar: Cia Junina da Ilha (BA) – Nota: 354,2
5º lugar: Cia Junina Lume da Fogueira (RN) – Nota: 353
6º lugar: Junina Babaçu (CE) – Nota: 352,7
7º lugar: Quadrilha Junina Século XX (SE) – Nota: 350,4
8º lugar: Quadrilha Junina Evolução (PE) – Nota: 350,4
9º lugar: Quadrilha Amanhecer no Sertão (AL) – Nota: 348,7
De acordo com o regulamento, em caso de empate, o critério de desempate é a maior soma obtida por quesito, seguindo a ordem: conjunto, coreografia, repertório musical, casamento, marcador/marcatriz e figurino.
No quesito conjunto, a Quadrilha Junina Século XX obteve a nota 58,4, enquanto a Quadrilha Junina Evolução obteve a nota 57,4, o que desempatou a posição.
Ranking da fase estadual:
1º lugar: Quadrilha Junina Lumiar (Recife) – Nota: 120
2º lugar: Quadrilha Junina Evolução (Recife) – Nota: 119,6
3º lugar: Quadrilha Junina Dona Matuta (Recife) – Nota: 119,6
4º lugar: Quadrilha Junina Raio de Sol (Olinda) – Nota: 118,8
5º lugar: Quadrilha Junina Portal do Sertão (Arcoverde) – Nota: 114,8
6º lugar: Quadrilha União Junina (Cabo de Santo Agostinho) – Nota: 113,6
7º lugar: Junina Explode Coração (Petrolina) – Nota: 113,1
8º lugar: Junina Unidos da Roça (Catende) – Nota: 112,6
9º lugar: Quadrilha Junina Danado de Bom (Petrolina) – Nota: 111,9
10º lugar: Junina Flor do Caruá (Caruaru) – Nota: 101,1
No quesito conjunto, a Quadrilha Junina Evolução obteve a nota 19,9, enquanto a Quadrilha Junina Dona Matuta obteve a nota 19,8, desempatando a posição.
Desclassificação:
A Quadrilha Junina Lageiro Seco (PB) foi desclassificada do festival devido ao uso de papel laminado picado durante a apresentação. Conforme o item 7.5 do regulamento, o uso de qualquer substância que represente risco ou incômodo aos usuários e colaboradores do evento é motivo de eliminação/desclassificação imediata da quadrilha.
O laudo técnico da empresa especializada contratada pela produção do evento classificou o uso de papel laminado picado como uma substância de risco de acidente, devido à sua alta condutividade elétrica. Isso poderia resultar em choque elétrico, curto-circuito e incêndios ao entrar em contato com a rede elétrica.
O grupo paraibano já foi informado sobre a decisão e sua desclassificação do festival.