O tradicionalmente movimentado final de semana do Memorial Day nos Estados Unidos não conseguiu reverter o cenário desafiador das bilheterias americanas. Este ano, a arrecadação total foi a mais baixa dos últimos 30 anos, desconsiderando o ano atípico de 2020, marcado pela pandemia. Mesmo com grandes lançamentos, como Furiosa: Uma Saga Mad Max e Garfield – Fora de Casa, a resposta do público ficou abaixo do esperado.

“Furiosa: Uma Saga Mad Max”, prelúdio do aclamado “Mad Max: Estrada da Fúria” e dirigido pelo renomado George Miller, liderou as bilheterias do fim de semana, arrecadando US$ 25,5 milhões. No entanto, esse montante foi significativamente inferior às expectativas dos analistas, que previam uma abertura em torno de US$ 40 milhões. O desempenho decepcionante coloca em xeque a capacidade de atratividade dos prelúdios em comparação com os filmes principais da franquia. A produção, que conta com Anya Taylor-Joy no papel principal, tinha a expectativa de capitalizar sobre o sucesso crítico e comercial de “Estrada da Fúria”, mas acabou por enfrentar desafios imprevistos.

A animação “Garfield – Fora de Casa” conseguiu alcançar as expectativas de mercado, arrecadando US$ 24,7 milhões. Embora tenha sido um valor alinhado às previsões, a performance não foi suficiente para impulsionar significativamente a bilheteria total do fim de semana. A disputa pelo topo da arrecadação promete ser acirrada com o feriado do Memorial Day prolongando a competição entre os dois filmes. “Garfield – Fora de Casa” contou com a voz de Chris Pratt no papel do icônico gato, o que gerou grande expectativa entre os fãs.

A última vez que a bilheteria americana registrou um desempenho tão fraco no Memorial Day, excluindo 2020, foi em 1995, quando “Gasparzinho, o Fantasminha Camarada” arrecadou US$ 22,5 milhões. Esse valor, não ajustado pela inflação, ressalta ainda mais os desafios atuais enfrentados pela indústria cinematográfica. A comparação histórica evidencia como o mercado mudou e como a indústria enfrenta uma nova realidade de consumo pós-pandemia.

Outro destaque do fim de semana foi “Amigos Imaginários”, que teve uma queda acentuada de 52% nas vendas de ingressos em sua segunda semana, arrecadando US$ 16,1 milhões e acumulando um total de US$ 58 milhões. A queda abrupta sublinha a dificuldade em manter o interesse do público após a semana de estreia. Este filme, uma comédia dramática que explora a relação entre crianças e seus amigos imaginários, teve uma estreia promissora, mas não conseguiu sustentar o momentum inicial.

Entre as boas notícias, a comédia “Babes” conseguiu desbancar “Back to Black”, conquistando a nona posição no ranking em sua segunda semana em cartaz. O filme expandiu sua distribuição para 589 salas nos Estados Unidos, arrecadando pouco mais de US$ 1 milhão. Este resultado, embora modesto, representa uma conquista significativa em um mercado competitivo. “Babes”, uma comédia sobre um grupo de amigas de infância que se reencontram em uma viagem, tem sido elogiada pela crítica pela sua abordagem leve e divertida.

Os resultados deste fim de semana refletem um momento crucial para a indústria cinematográfica americana, que ainda busca se recuperar no cenário pós-pandêmico. A competição acirrada entre grandes lançamentos e o desempenho inesperado de alguns filmes apontam para um período decisivo nos próximos meses. A capacidade dos estúdios de atrair o público de volta aos cinemas será determinante para o futuro do setor, que enfrenta a tarefa de se reinventar e reconquistar a confiança dos espectadores. Com a crescente popularidade dos serviços de streaming e mudanças nos hábitos de consumo de entretenimento, os próximos meses serão fundamentais para definir a trajetória da indústria.

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