Foto: Reprodução/ Internet

No episódio desta sexta-feira, 14/07/2023, o Globo Repórter trará uma abordagem impactante sobre as diversas oportunidades de emprego existentes no país. Com a participação de Beatriz Castro, Paulo Gonçalves e Fábio Castro, o programa irá explorar diferentes regiões e setores em ascensão, oferecendo dicas valiosas para aqueles que buscam um lugar no mercado de trabalho altamente competitivo, onde a procura por empregos é maior do que a oferta. Prepare-se para se informar e se inspirar!

O programa começa com uma reportagem direto de uma confecção em Goiânia, onde o repórter Fábio Castro destaca a busca por costureiras e costureiros especializados em criação, corte e acabamento. Lucilvânia Maria Cruz, gerente de produção, revela a enorme carência de profissionais nessa área, especialmente costureiros.

De acordo com projeções da Confederação Nacional da Indústria, o setor de vestuário deverá abrir 103 mil vagas até 2025, e as profissões mais demandadas e difíceis de contratar na área têxtil são: costureira (operadora de máquinas), técnico em modelagem (modelista, pilotista), assistente de estilo (assistente de criação) e gerente de produção (planejamento). Márcio Rosa, proprietário da confecção, explica que eles têm condições de aumentar a produção, mas falta mão de obra especializada. Por outro lado, Jasminy Maria Medeiros, presidente do sindicato das costureiras de Goiás, enfatiza que os empresários também devem oferecer salários atraentes para atrair tanto os jovens quanto os trabalhadores informais mais experientes.

Em seguida, o repórter Paulo Gonçalves destaca o setor de logística, que está gerando muitos empregos. Ele visita um dos maiores galpões de logística do país, em Itaquaquecetuba, e descobre quais são os cargos carentes de profissionais especializados: motoristas de caminhão, operadores de empilhadeira e analistas de logística. O empresário Ramon Alcaraz observa que, embora haja candidatos, é difícil encontrar mão de obra preparada para lidar com caminhões grandes, principalmente fora das grandes capitais.

O programa também aborda a dificuldade de encontrar emprego para quem vive na periferia. Segundo o IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), em São Paulo, os 10% mais ricos têm nove vezes mais chances de se candidatar a uma vaga no mercado de trabalho do que os 40% mais pobres. O repórter Paulo Gonçalves entrevista Silmara Silva, moradora da Comunidade do Morrão, em Jardim Satélite, que conseguiu um estágio em uma empresa de tecnologia após fazer um curso de programação. Ela destaca a importância do setor, que está em alta no país, e ressalta que os gastos no setor devem crescer ainda mais nos próximos anos com o avanço da inteligência artificial.

A energia eólica no sertão nordestino é o combustível da esperança, especialmente na região do Araripe, entre Pernambuco e Piauí. Lá, os ventos médios de 28 quilômetros por hora impulsionam um dos setores que mais crescem no país: o de energias renováveis. Beatriz Castro visita uma escola técnica estadual em Araripina, que já está na quarta turma do curso de energia renovável. Ela destaca a altura das torres eólicas e o investimento contínuo em tecnologia e inovação para aumentar a produção de energia.

Não perca o ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, 14 de julho, após ‘Terra e Paixão’, e fique por dentro das oportunidades de emprego e dos setores em crescimento no país.

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui