Foto: Reprodução/ Internet

Cercado por paisagens deslumbrantes que exibem uma diversidade impressionante de cores, formas e experiências, o litoral capixaba se estende majestosamente por mais de 400 quilômetros de pura beleza natural. Na próxima edição do ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, 5 de julho de 2024, sob a condução especial de Mario Bonella, vamos embarcar em uma emocionante expedição pelo Espírito Santo para desvendar suas maravilhas científicas, riquezas culturais, paisagens imponentes e o calor humano do povo local. Esta produção, em colaboração com a TV Gazeta, promete revelar segredos ainda desconhecidos mesmo para os próprios capixabas.

“É verdadeiramente um festival de descobertas, mesmo para nós, capixabas. Nosso litoral é incrivelmente rico e ainda pouco explorado. Vamos apresentar descobertas científicas inéditas e mergulhar nas tradições e peculiaridades que tanto nos encantam. Nasci aqui, sou daqui, e estou emocionado por compartilhar com todo o Brasil a beleza do nosso estado”, compartilha entusiasmado o repórter Mario Bonella.

Ao longo do litoral sul, o Arquipélago das Três Ilhas, composto por cinco ilhas, revela-se como um santuário de biodiversidade marinha incomparável no Brasil. Mario Bonella mergulha nos recifes, explorando um ecossistema que abriga uma impressionante variedade de peixes, provenientes tanto do Nordeste quanto do Sul do Brasil. Em Guarapari, conhecida por suas mais de 50 praias, destaca-se a Praia da Areia Preta, procurada por turistas do mundo todo em busca de alívio para diversas condições de saúde. O ‘Globo Repórter’ trará em primeira mão as pesquisas das universidades locais sobre os benefícios terapêuticos da areia preta, graças às suas propriedades radioativas.

Em Piúma, no Instituto Federal do Espírito Santo, acompanhamos o êxito na reprodução do peroá, peixe rico em nutrientes que em breve fará parte do cardápio escolar do estado. O programa também destaca o crescimento do setor pesqueiro, que viu surgir mais de 500 novos negócios ao longo do litoral nos últimos quatro anos. Mais ao norte, em Conceição da Barra, as imponentes florestas de eucalipto dominam o cenário até o Riacho Doce, que guarda nove quilômetros de praia intocada e marca a entrada do Parque Estadual de Itaúnas. Este parque não apenas preserva a história da antiga vila soterrada pelas dunas, mas também mantém viva a cultura local, sendo um ícone do forró pé-de-serra na região.

A capital, Vitória, com mais de 500 anos de história, orgulha-se do Parque Natural Vale do Mulembá, onde depósitos de argila de propriedades únicas são explorados por apenas quatro artesãos brasileiros, responsáveis pela tradição centenária das panelas de barro. Em Goiabeiras Velha, essas panelas são produzidas exclusivamente por mulheres, uma arte reconhecida como patrimônio imaterial e transmitida de geração em geração. São essas mesmas panelas que dão vida à famosa torta capixaba, um prato tradicional da região.

Não perca esta jornada imperdível pelo Espírito Santo no próximo ‘Globo Repórter’, logo após a novela ‘Renascer’, dia 5 de julho.

As informações são da TV Globo.

Comente a sua opinião