O “Globo Repórter” de 02/12/2022, sexta-feira, vai se dedicar a mostrar a nova longevidade do brasileiro. Os repórteres Edney Silvestre e Janaína Lepri vão debater com alguns especialistas e pessoas que já chegaram à terceira idade questões como o envelhecimento saudável e como se preparar para viver tranquilamente a velhice.
A atração vai apresentar um estudo da faculdade de medicina da Universidade de São Paulo (USP) que revelou que a idade não é o principal indicador de saúde e independência entre as pessoas mais velhas. Atualmente, o que conta é a idade biológica — ou, como chamam os pesquisadores, a Capacidade Intrínseca. Ao todo, cinco pilares constituem esse conceito do novo envelhecimento saudável: a cognição, a vitalidade, a mobilidade, o sensorial e o psicológico.
O “Globo Repórter” mostra também que a idade não é um fator que limita o ser humano, mas que deve ser visto como o início de algo novo. Entre os casos abordados, está o do cantor e compositor Leo Jaime, 62 anos, que pratica balé.
Na TV Globo, o “Globo Repórter” vai ao ar a partir de 22h25, após a novela “Travessia”.