Os temperos são verdadeiros mágicos na cozinha! Eles não só realçam o sabor dos alimentos, como também fazem um show visual com suas cores vibrantes e ainda podem trazer vários benefícios para a saúde. Na Idade Média e antes disso, as ervas, sementes e raízes com sabores marcantes e aromas intensos eram usadas principalmente para disfarçar cheiros ruins nos alimentos. Mas hoje, as especiarias estão em alta, desbravando novos sabores e se tornando essenciais na culinária brasileira. O ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 18 de outubro, vai dar um rolê pelo universo dos temperos, revelando tudo sobre seus poderes e benefícios. E olha, essa edição é uma coprodução com a EPTV, então vem coisa boa por aí!
O repórter Dirceu Martins não esconde a animação ao compartilhar o que descobriu nas gravações. “A maior surpresa foi perceber o poder que os temperos têm. A ciência já confirmou que eles são super importantes para a nossa felicidade! Eles ajudam na sociabilidade, proporcionam bem-estar, são ótimos para tratamentos e complementam a alimentação. E ainda tem aquelas curiosidades incríveis, como de onde vem uma das especiarias mais caras do mundo e o cheiro do orégano fresco. No fim das contas, os temperos são como personagens de um mundo fascinante”, conta Dirceu, cheio de empolgação.
Uma das paradas da reportagem é Holambra, aquela cidade linda do interior de São Paulo que é famosa pelas flores. Mas, adivinha? As pimentas também são as estrelas por lá! Dois irmãos estão à frente de um negócio familiar que já existe há 20 anos, focado em cultivar pimentas. Eles têm um viveiro com nada menos que 50 variedades! Antes, trabalhavam no mercado financeiro, mas decidiram trocar a gravata pelo campo e agora cuidam de um sítio que tem o tamanho de seis campos de futebol. Tudo o que eles produzem, desde as pimentas até molhos e geleias, é feito com muito carinho e cuidado. Durante a visita, Dirceu teve a chance de experimentar a Carolina Reaper, que é considerada a pimenta mais ardida do mundo, quase uma pimenta nuclear!
O programa também foca nas pimentas que fazem sucesso no Brasil, como a dedo-de-moça, que é a favorita para fazer molhos, e a malagueta, que é a mais cultivada. A equipe traz uma pesquisa inédita da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp que investiga as propriedades das pimentas vermelhas e sua ardência. O estudo mostra que quanto mais ardida a pimenta, maiores são os benefícios para a saúde. Mas, atenção: os pesquisadores alertam que, por conta dos componentes potentes, é melhor não exagerar na dose!
E não para por aí! O programa vai explorar outros temperos que são ótimos para manter uma alimentação equilibrada. Manjericão, alecrim e orégano são alguns que podem fazer toda a diferença. Dona Dedé, por exemplo, precisou substituir o sal por recomendações médicas e descobriu novas combinações incríveis de especiarias, como alho, cebola, louro e açafrão, que deixaram a comida cheia de sabor!
Dirceu Martins também dá uma olhada nas propriedades do alho negro. Esse alho é uma delícia! Ele começa como o alho comum, mas passa por um processo de maturação em estufas, onde é descascado, debulhado e cozido em forno a 70 graus por 14 a 60 dias. O resultado? Um alho doce, negro e super nutritivo! No Japão, o alho negro é super valorizado e usado para prevenir doenças como hipertensão e câncer. E não é só isso, os pesquisadores estão trazendo novidades sobre o grão da mostarda e a melhor maneira de consumi-lo.
No Brasil, 60% da produção de temperos vem de pequenos produtores, e isso é bem legal! Em Cravinhos, uma região de Ribeirão Preto, um casal vive em uma agrofloresta de cinco hectares, onde cultivam pelo menos 60 espécies diferentes de legumes, frutas, verduras e especiarias. A cúrcuma é um dos destaques do sítio e está sempre presente nas receitas. Ah, e no orquidário da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, dois mil vasos de orquídeas são utilizados para estudos no Departamento de Biologia. O programa também revela qual gênero dessa flor produz uma das especiarias mais caras do mundo.
Com tantas descobertas e curiosidades, o ‘Globo Repórter’ promete um passeio incrível pelo universo dos temperos, mostrando como esses ingredientes milenares ainda transformam a nossa alimentação e como cuidamos da saúde. Não perca!