Os Lobos Dourados é um romance de Roshani Chokshi, autora best-seller do The new york times, com 384 páginas, o livro conta com uma capa linda que remete a fantasia. Lançado pela editora Astral cultural, a história se passa na glamourosa e sombria Paris de 1889. A autora fez um trabalho majestoso ao nos apresentar historia, com referências históricas reais, mesclada com baixa fantasia e realidade. Criando um universo único que nos envolve desde as primeiras páginas.
Aqui nosso protagonista Séverin Montagnet-Alarie, filho ilegítimo, meio argelino, meio francês do patriarca da Casa Vanth, teve sua herança roubada quando ainda era apenas uma criança. A organização que formaliza regras da Forja, chamada A Ordem, foi a responsável por exilá-lo. Assim sua casa foi extinta e ele teve seu lugar junto a Ordem de babel negado. Vemos então que o foco principal é o nosso herói correndo atrás de tudo que lhe foi negado. Cercado por um grupo de especialistas que estão dispostos a ajudá-lo nessa empreitada, eles entram em um acordo com um patriarca de uma das casas da França. Séverin precisa ir em busca de um objeto perigoso, para então finalmente ter o que é seu por direito de volta. Assim uma matemática, um historiador, uma dançarina e um irmão que ele jurou proteger, se tornam seus companheiros nessa busca. Cada personagem tem sua importância e ótimo desenvolvimento na trama, o enredo é fluido e dita um bom ritmo de leitura, nos fazendo criar teorias mirabolantes. Apesar do livro ser narrado em terceira pessoa, é fácil se deixar levar e ser conquistada por esse grupo de personagens e suas peculiaridades, adentrando em cada medo, segredo e emoção, a interação e evolução destes é sem dúvidas o ponto alto desta obra.
Recheado de muito mistério, este primeiro livro da série é muito bem escrito, com descrições hipnotizantes de uma Paris do passado, diálogos ágeis e cativantes. Cheio de reviravoltas quando menos se espera, somos surpreendidos em vários momentos em que tudo parecia já estar com o desfecho pronto. Esses plots twist são ganchos fundamentais para apimentar a narrativa. Para os que assim como eu, são adoradores de fantasia, que gostam de personagens engraçados, com laços de amizade verdadeiro, eis aqui uma leitura praticamente obrigatória para vocês.