O prefeito de Acopiara, no Ceará, Antonio Almeida (MDB), causou grande polêmica das redes sociais ao promover a exibição pública de uma cópia pirata do filme “Divertida Mente 2”. A animação da Pixar, que estreou em julho nos cinemas, foi exibida no último domingo, 28 de julho, em Trussú. O filme americano ainda está em cartaz em todo o Brasil.
A exibição a céu aberto numa praça foi registrada em vídeo o qual rapidamente se espalhou pelas mídias sociais. No vídeo, o prefeito convida a população para assistir o filme. Durante a exibição, uma marca de água de uma plataforma de pirataria é claramente demonstrada na tela, o que mostra que a cópia exibida não possuí qualquer autorização oficial para sua reprodução.
O vídeo mostra uma praça lotada de espectadores, incluindo adultos e crianças, que chegaram para assistir uma das animações mais populares do história do cinema. Em entrevista para o site PontoPoder, Almeida afirmou: “Não foi uma sessão só para a família se divertir. Estavam presentes apenas crianças e todas estavam felizes. Não foi feito qualquer discurso político. Não havia políticos lá, além de mim e eu não falei nada sobre política. E o filme não é sobre política.”
Além disso, Almeida enfatizou que a exibição de filmes em praças públicas é uma prática comum patrocinada pela Prefeitura de Acopiara e que, nestas sessões, as crianças e os idosos das áreas rurais do município têm a oportunidade de se divertir com lazer a baixo custo dentro da comunidade. No entanto, a natureza ilícita da cópia exibida provocou uma enxurrada de críticas que questionam a legalidade e a ética de tais eventos.