Foto: Reprodução/ Internet

Mentiras Que Contam As Mulheres tem uma capa em estilo sátira sensacional, os títulos que separam os capítulos vem com frases em metáforas. Recheado de imagens para embasar o que está sendo dito, com trechos impactantes como “motivos absurdos apresentados para abortos espontâneos entre os anos 1300 a 2000”. Escrito pela Kaz Cooke, jornalista que passou sua vida dedicada ao bem estar das mulheres, e lançado pela editora Astral Cultural.

O livro traz à tona diversos fatos que ocorreram ao longo das décadas com as mulheres, desde fatos históricos até frases extremamente machistas e arcaicas que somos obrigadas a escutar até hoje. Nos mostra o quanto a sociedade cria suas mulheres com base em conselhos e posicionamentos absurdos e antiquados, seja no campo amoroso, quanto no profissional. Com uma narrativa fluida e de fácil entendimento, a autora acertou em cheio nos fazendo sentir como se estivéssemos conversando com uma amiga. Mesmo tratando de um assunto delicado, é de certa forma leve e gostoso de ler. Esse livro é um grito e merece ser lido e enaltecido, nos mostra o quanto vivemos em amarras dispostas pela sociedade patriarcal. O quanto somos taxadas e vivemos buscando a perfeição por causa de um perfeccionismo imposto pelo machismo.

Somos impelidas desde muito novas a ter um comportamento recatado, baseado em como agradar um homem e ganhar de brinde um marido. Somos taxadas, inferiorizadas, menosprezadas e ridicularizadas inúmeras vezes durante a vida… Isso não é novidade pra ninguém, é um fato irrefutável. A novidade aqui se trata da Kaz Cooke nos fazendo rir com leveza das coisas mais abusivas e esdrúxulas que todas nós já vivenciamos durante a vida. E seria um engano achar que o livro faz com que o machismo seja tratado de forma simples ou zombeteira, há referências, imagens reais, aqui lemos fatos estampados que nos fazem refletir. É uma leitura para ser digerida lentamente, que você irá terminar sentindo que encontrou uma grande amiga na escrita da autora. Você nunca mais escutará um “Se acalme, garota” da mesma forma, apenas leiam! É para todas as mulheres se sentirem acolhidas, é para todos os homens sentirem empatia.

Avaliação geral
AVALIAÇÃO GERAL
Notícia anteriorCW apresenta teaser inédito de Superman & Lois
Próxima notíciaSessão da Tarde de hoje 24/04/2023 exibe Mulheres ao Ataque
Camylla Silva de Lima
Camylla Lima, 33 anos. Nordestina, apaixonada por doguinhos. Estudante de letras/inglês. Cinéfila e seriadora nas horas vagas. Vivendo mil vidas nos livros.
resenha-mentiras-que-contam-as-mulheresAo longo dos séculos, as mulheres já receberam todos os tipos de conselhos esdrúxulos, tanto aqueles que nos dizem o que fazer — desde sermos responsáveis por todo o trabalho doméstico a estarmos sempre insatisfeitas com o próprio corpo — até aqueles que tratam sobre o que não devemos fazer, como, por exemplo, liderarmos um país.

Comente a sua opinião