Um compilado de contos dos irmãos mais famosos do mundo literário: “Os mais lindos contos de fadas”, dos Irmãos Grimm, editorado pela Excelsior – famosa editora de livros nerds -, edição de capa dura na cor azul, detalhes dourados e sombras quase transparentes na forma de castelos e tudo o que representa um mundo mágico.
Onde melhor encontrar mundo mágico que nos contos deles? Tornaram-se colecionadores de histórias contadas por pessoas nas suas diversas viagens, ficando, assim, conhecidos por suas fantasias sobre princípes, fadas, bruxas e animais falantes.
Esta obra, então, traz a essência pura do que eram os contadores dessas estórias conhecidas entre muitas gerações. Também conta com alguns contos não tão conhecidos, como “O pássaro de ouro”, “Elsie, a esperta” e “Pele de gato”.
São breves, como devem ser os contos, narrados em poucas páginas e de uma leitura rápida e fácil. Para ler no ônibus antes de descer no ponto; na sala, enquanto espera alguém pra sair; na cama, antes de dormir e depois de acordar… Não importa a hora, a obra pode ser lida onde quer que seja, sempre é momento de ler algo dos Grimm.
No início, estranhei alguns pontos, como as histórias se desenrolavam, como terminavam, qual era a ideia daquilo tudo? Quando, na verdade, a experiência de lê-lo é ultrapassar a mesmice e embarcar no diferente. Nada igual ao que consumimos frequentemente quando criança, mas semelhante em absolutamente tudo – apenas com uma gota de Grimm como ingrediente secreto.
Depois desse, darei-me mais chances com contos desse tipo, mas sem esquecer Dica: não devore todos os contos de uma vez, saboreie, viaje no tempo, fique imersa no mundo mágico que esses irmãos escreveram escutando as mais diferentes pessoas. Deixar na cabeceira, embaixo do travesseiro ou ao lado da cama, não importa. Apenas leiam.