Matias enfrenta uma decisão difícil: retornar ao país após a morte de sua mãe, apesar do histórico de tratamento severo por parte de Josefina durante sua infância. Josefina, uma figura dominadora e cruel na casa, faz questão de reafirmar seu controle absoluto, se considerando a única autoridade no lar. Ela chega ao ponto de subornar o advogado de Gonçalo para se manter informada sobre qualquer modificação no testamento dele.
As filhas gêmeas, Renata e Roberta, agora com vinte e cinco anos, seguem caminhos muito distintos. Renata trabalha ao lado de Gonçalo, demonstrando um vínculo profissional forte, enquanto Roberta, mimada desde pequena por Josefina, desenvolveu uma tendência compulsiva à mentira. Envolvida emocionalmente com Rafael, Roberta decide fugir com ele para evitar a ameaça de ser deserdada pela mãe caso oficializem a união. Enquanto Rafael organiza um casamento secreto no povoado com a ajuda do padre local, Josefina descobre os planos da filha e está decidida a intervir.
Jerônimo retorna da Espanha, não apenas para entregar sua doação habitual a Regina para o abrigo de mães solteiras, mas também para discutir com seu irmão sobre o próximo casamento. Honório, cunhado de Gonçalo, também demonstra interesse em apoiar o abrigo. No entanto, no aeroporto, é Renata quem vai receber Matias, e ela acaba encontrando Jerônimo de maneira inesperada. Esse encontro casual resulta na perda da pulseira de Renata, que é encontrada por Jerônimo. Apesar de Renata estar apaixonada por Matias, ele tem um envolvimento emocional com Roberta.