
No capítulo de Terra Nostra que vai ao ar nesta segunda-feira, 29 de setembro, Rosana e Angélica viajam para São Paulo, dando início a uma sucessão de acontecimentos que mexem com diferentes núcleos. Para surpresa de Maria do Socorro, Gumercindo rompe sua habitual rigidez e a beija na testa, demonstrando satisfação por tê-la ao seu lado em momento delicado. Ao mesmo tempo, o fazendeiro se irrita ao saber que Antenor foi atrás de Naná. No engenho, Tiziu confessa a dor de nunca ter conhecido o pai, Damião.
Na capital, Damião, agora ex-escravo, conduz o coche de Francesco e é surpreendido ao ser reconhecido por Antenor, que vai procurá-lo na mansão. Cauteloso, ele não revela nada sobre o paradeiro de Naná. Enquanto isso, Rosana e Angélica aguardam Augusto para jantar, sem imaginar que ele se encontra na casa de Paola.
De volta ao interior, Maria do Socorro cria coragem e veste a camisola da primeira noite de casados. Sem receio de se aproximar do marido, surpreende Gumercindo, que, embora estranho no início, acaba se entregando a uma inesperada noite de amor. Bartolo, por sua vez, apresenta sinais de recuperação. Já Rosana começa a alimentar desconfianças sobre as ausências de Augusto e decide descobrir onde ele passa suas noites.
Na manhã seguinte, Maria do Socorro desperta em plena felicidade, revigorada pela reaproximação com o marido. Em São Paulo, Juliana se assusta ao encontrar Antenor na porta da mansão, enquanto Augusto fica desconcertado ao dar de cara com a esposa e a cunhada em sua casa. Para justificar a ausência, ele inventa que dormiu em um hotel, e Angélica acredita sem questionar. Rosana, no entanto, mantém sua desconfiança. Enquanto isso, Gumercindo e Matheu dão sinais de que começam a se entender melhor, construindo uma relação mais sólida.
O que vai rolar nos próximos capítulos de Terra Nostra?
Damião abre seu coração a Juliana e revela o passado de Naná: a jovem carregou no ventre um filho do patrão, fugiu para São Paulo e jamais recebeu a promessa de que o bebê, caso fosse varão, lhe seria entregue. Antenor, atento aos detalhes, conclui que a patroa de Damião é o grande amor da vida de Matheu e, com seu jeito persuasivo, convence o ex-escravo de que também se interessa por Naná. Em outro ponto da cidade, Paola perde o controle ao saber da volta de Angélica, enquanto Gumercindo ordena que Matheu busque a esposa de volta.
Augusto percebe a desconfiança crescente de Rosana e torce para que a cunhada e a esposa retornem logo ao interior. Juliana, impressionada com o relato de Damião, tenta confirmar a crueldade da mãe e da avó de Marco Antônio, mas o rapaz não endossa a acusação. Altino prefere jantar na companhia de Paola do que na casa de Angélica, e a tensão aumenta. Logo depois, Gumercindo e Matheu partem para a Capital, onde italianos e brasileiros entram em violento confronto nas ruas. Juliana tenta sair com Damião, mas retorna apavorada.
No meio da confusão, Altino é atingido por uma pedra e socorrido pela família da nora. Matheu se desespera para entrar na briga, mas Augusto explica as razões do conflito e o deixa arrepiado ao revelar que queimou uma bandeira italiana. Altino desmaia diante de todos. Enquanto isso, Maria do Socorro pressiona padre Olavo sobre o paradeiro da negrinha e do filho que Gumercindo teve com Naná. O sacerdote fica dividido entre revelar a verdade e proteger os envolvidos.
Francesco e Marco Antônio discutem o futuro diante da crise que se aprofunda. Maria do Socorro, tomada por coragem, diz tudo que engoliu por anos e declara seu desejo de ficar com o filho de Naná, caso ele seja varão. Altino é levado para a casa de Paola. Marco, por sua vez, insiste que Juliana fale português e se sinta brasileira, enquanto Mariana adverte Damião a se cuidar com o ex-feitor. Para justificar sua ausência, Augusto finge ter sido atacado, mas Rosana, mais sensual do que nunca, o recebe em casa e aumenta a tensão conjugal.
Padre Olavo promete celebrar uma missa na colônia italiana pela recuperação de Bartolo. Rosana e Angélica encontram Paola na rua, e a troca de ofensas é inevitável. Já Gumercindo e Matheu vão à Avenida Paulista observar casas, e Juliana, da janela, sente uma estranha angústia ao ver o coche parado diante da residência de Francesco. Gumercindo chega a conversar com Damião, mas parte sem descobrir nada.
Leonora pergunta a Maria do Socorro pelos pais de Tiziu, mas a mulher nada sabe. Augusto, descuidado, deixa escapar o nome de Paola e intriga Angélica, que em seguida o consola pela preocupação com Altino. Nas ruas, a confusão continua e Juliana começa a se sentir mal. Janete se dispõe a fazer o parto quando a hora chegar, enquanto Rosana revela a Matheu que está grávida. Justino, que levou os italianos à fazenda, visita Bartolo e lhe oferece trabalho em outra propriedade.
O clima entre pai e filha piora: Gumercindo não vibra com a gravidez de Rosana e só promete comemorar se for um menino. Ela o enfrenta, jogando-lhe na cara que ele deitou-se na rede com Naná, deixando-o constrangido. Bartolo, tentado pela proposta de Justino, decide permanecer na fazenda. Antenor volta a procurar Damião, enquanto Francesco evita tocar na dívida de honra que tem com Júlio, pai de Juliana.
Altino, recuperado, retorna à fazenda. Juliana, porém, se sente cada vez mais fragilizada, mesmo ao tentar tranquilizar o marido. Marco Antônio se prepara para viajar com o pai, mas adoece antes de partir. Janete, fria, torce para que o bebê de Juliana nasça em sua ausência. Matheu convence Gumercindo a abrir mão da parte na colheita dos italianos em troca da permanência dos colonos, e Mariana se assusta ao ouvir Janete afirmar que a criança deve nascer morta.




