Tobias (Malvino Salvador), Zuca (Vanessa Giácomo) e Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira), protagonistas da novela "Cabocla". Foto: Globo/Divulgação

No episódio, a trama mergulha em um mar de tensão e intrigas que mexem com o equilíbrio das personagens. Mariquinha se empenha ao máximo para convencer seu pai, Justino, a reverter suas decisões, mas seus esforços são em vão, e a situação se agrava. Desesperada, ela pede a Tomé que leve um recado a Tobias, solicitando uma reunião entre os dois. No entanto, a situação se torna ainda mais complicada quando Zuca expressa seu descontentamento com a audácia de Tomé. Enquanto isso, Emerenciana começa a investigar o misterioso desaparecimento do bigode de Boanerges, o que gera um clima de suspense e especulação na trama. Boanerges, por sua vez, busca um encontro com Tobias para discutir um assunto importante e comunica a Tomé seu desejo de falar com ele pessoalmente.

Tomé, já enfrentando um momento difícil, é confrontado de maneira hostil por Justino na fazenda, onde o proprietário o ameaça e o ofende. Justino também faz uma declaração contundente a Mariquinha, deixando claro que não permitirá que ela se envolva com alguém que considera indesejável. Tobias revela a Tomé que Boanerges está oferecendo a ele uma oportunidade de emprego e o convida para se mudar para sua casa. Generosa, ansiosa e esperançosa, realiza uma oração pela volta de Rosa. No final do dia, Tobias leva Tomé para a residência de Boanerges, onde ele é recebido calorosamente por Generosa e Tina, que demonstram grande alegria com a chegada de Tomé.

Vem aí na novela

Nos próximos capítulos da novela, Tomé revela a Zuca, em uma conversa, que o amor de Mariquinha é um rapaz do Rio de Janeiro. No entanto, ele confessa a Zé da Estação que o rapaz em questão é Tobias. Percebendo a situação, Bina sugere a Zuca que se case com Tobias o mais rápido possível para não perdê-lo. Enquanto isso, Belinha, sem querer, acaba adormecendo no ombro de Neco e fica extremamente envergonhada ao perceber o que aconteceu. Tobias, por sua vez, admite a Zuca que Mariquinha tem sentimentos por ele, mas garante que nunca a corresponderá. Incentivado por Bina, Tobias decide marcar a data do casamento com Zuca.

Na estação, Boanerges aguarda ansiosamente a chegada de sua filha. Ao ver Tobias ao lado de Zuca, Mariquinha fica visivelmente triste. Finalmente, Boanerges recebe Belinha, enquanto Justino e Mariquinha ficam surpresos ao ver Neco desembarcar do trem. A situação se complica quando Justino e Boanerges ficam irritados ao perceber que Neco e Belinha viajaram juntos. Boanerges apresenta Belinha à pensão onde irão se hospedar.

Justino, frustrado, desabafa com Neco sobre sua desavença com Boanerges. Emerenciana esclarece a Belinha que Justino é um desafeto de Boanerges. Neco revela a Justino que decidiu abandonar a faculdade de Direito para se dedicar ao trabalho na fazenda. Enquanto isso, Edmundo examina Luís e insiste que ele busque tratamento em um local com um clima mais ameno. Tomé, desinteressado, ignora Tina, deixando-a decepcionada. Finalmente, Tobias pede a mão de Zuca em casamento e convida Boanerges para ser padrinho. Apesar de ter deixado o emprego de Justino, Tomé garante a Neco que ainda é seu amigo.

Joaquim perde a paciência com Luís e avisa que ele viajará de qualquer jeito. Neco se encontra com Belinha, e Tomé, ao ver os dois conversando, pega Belinha e a leva embora a cavalo. Tomé explica a Belinha que não queria que ninguém visse a conversa dela com Neco. Belinha, por sua vez, manda Tomé não se intrometer em sua vida. Tobias planeja trabalhar nas terras de Felício após o casamento. Joaquim manda um telegrama a Boanerges pedindo hospedagem para Luís.

Pequetita vê Luís com Pepa e fica furiosa. Neco percebe que Mariquinha tem sentimentos por Tobias e acha a situação engraçada. Boanerges promete ajudar Tobias se ele quiser trabalhar nas terras de seu pai. Xexéu informa a Justino que Felício não é legalmente o dono de suas terras. Neco confessa a Tomé que está se apaixonando por Belinha e pede que ele entregue uma carta para ela. Emerenciana vê Tomé entregar a carta a Belinha. Justino decide comprar o sítio de Felício. Emerenciana pede a Belinha que lhe entregue a carta de Neco. Justino dá um prazo para Felício decidir o preço das terras.

Comente a sua opinião