Neste domingo, 8 de setembro, a TV Globo apresenta o longa-metragem Homem-Formiga, um dos sucessos do Universo Cinematográfico Marvel. A exibição está prevista para acontecer a partir das 12h30, após o programa Esporte Espetacular.
A trama segue o Dr. Hank Pym, interpretado por Michael Douglas, que após anos desde a criação do traje que permite o encolhimento, enfrenta uma nova ameaça: seu ex-aprendiz, Darren Cross (Corey Stoll), que busca replicar e vender a tecnologia para uma organização criminosa. Com o objetivo de impedir que Cross venda a tecnologia, Pym recorre a Scott Lang (Paul Rudd), um ex-presidiário e habilidoso ladrão que, após um golpe que dá errado, se vê envolvido em um plano para se tornar o novo Homem-Formiga e enfrentar o Jaqueta Amarela.
Quando iniciaram as gravações?
A produção teve início em abril de 2006, com Edgar Wright inicialmente contratado para dirigir e coescrever o roteiro ao lado de Joe Cornish. Após a conclusão de três rascunhos e a filmagem de imagens de teste em 2012, a pré-produção foi adiada para que Wright pudesse concluir o filme “The World’s End”. O elenco foi escolhido em 2013, com Paul Rudd confirmado no papel principal. No entanto, em 2014, Wright saiu do projeto devido a diferenças criativas, e Peyton Reed assumiu a direção. A fotografia principal ocorreu entre agosto e dezembro de 2014, em São Francisco e Atlanta.
Quanto o filme arrecadou?
O filme teve sua estreia mundial em Los Angeles em junho de 2015 e foi lançado nos cinemas dos EUA em julho do mesmo ano, em 3D e IMAX 3D. O filme arrecadou mais de 519 milhões de dólares globalmente e recebeu críticas positivas. A crítica destacou o tom mais leve e humorístico do filme em comparação com outros lançamentos do Universo Marvel, elogiando o elenco e as sequências de efeitos visuais. A continuação, “Homem-Formiga e a Vespa”, chegou aos cinemas em 2018, e o terceiro filme da franquia, “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania”, foi lançado em julho de 2023.
O enredo se passa em duas linhas temporais. Em 1989, Hank Pym, o Homem-Formiga original, se demite da S.H.I.E.L.D. ao descobrir que a organização tentou duplicar sua tecnologia. No presente, Scott Lang, recém-saído da prisão, é recrutado por Pym para se tornar o novo Homem-Formiga e impedir que Darren Cross utilize a tecnologia de encolhimento para fins nefastos. Após um treinamento intensivo, Lang enfrenta Cross e a organização Hidra, resultando em uma batalha épica que determina o futuro da tecnologia de encolhimento.
Quais foram as críticas?
O filme foi bem recebido tanto pelo público quanto pelos críticos, destacando-se por sua abordagem mais leve e cômica em comparação com outros filmes de super-heróis. No Rotten Tomatoes, possui uma taxa de aprovação de 82%, enquanto no Metacritic obteve uma pontuação de 64 pontos, indicando avaliações favoráveis. A trama não só garantiu sucesso financeiro, mas também abriu caminho para as sequências subsequentes e o desenvolvimento contínuo do Universo Marvel. As cenas pós-créditos deixaram o público ansioso por futuras conexões com outras produções do MCU.