Foto: Reprodução/ Internet

Na Super Tela de hoje 13/05/2023, sábado, a Record TV exibe o longa-metragem O Patriota. A exibição acontece a partir das 23h00, após a novela Reis.

O Patriota é um filme de drama e guerra lançado em 2000, dirigido por Roland Emmerich (Independence Day, Godzilla) e estrelado por Mel Gibson (Coração Valente, Máquina Mortífera), Jason Isaacs (Harry Potter, The OA), Heath Ledger (O Segredo de Brokeback Mountain, Batman: O Cavaleiro das Trevas) e Joely Richardson (A Bússola de Ouro, Nip/Tuck).

A história de O Patriota se passa durante a Guerra da Independência dos Estados Unidos e acompanha a jornada de Benjamin Martin, um veterano da Guerra Franco-Indígena que deseja se manter afastado do conflito, mas é forçado a entrar na batalha quando seu filho mais velho é morto pelos soldados britânicos. Ao longo do filme, Benjamin lidera um grupo de patriotas americanos na luta contra os britânicos, enquanto lida com seus próprios traumas de guerra e tenta proteger sua família. O filme retrata a violência da guerra e os efeitos colaterais sobre os civis, mostrando a brutalidade de ambos os lados.

Apesar de ter sido criticado por alguns por sua precisão histórica, O Patriota foi bem recebido pelo público e se tornou um sucesso comercial. O desempenho de Mel Gibson foi elogiado, assim como a cinematografia e a trilha sonora. O filme também foi indicado a três Oscars, nas categorias de Melhor Fotografia, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Som.

Abaixo, confira algumas curiosidades sobre o filme O Patriota, apresentado na Super Tela:

O personagem de Mel Gibson, Benjamin Martin, foi vagamente baseado em Francis Marion, um oficial da milícia americana que ficou conhecido como “O Swamp Fox” por sua habilidade em liderar ataques-surpresa contra os britânicos.

Para as cenas de batalha, o diretor Roland Emmerich optou por usar técnicas de câmera lenta para dar uma maior sensação de impacto e dramaticidade às cenas.

Durante as filmagens, Heath Ledger teve que usar um sotaque americano para o papel de Gabriel Martin, o filho de Benjamin Martin. O ator teve que passar por treinamento de voz para conseguir o sotaque corretamente.

Mel Gibson foi inicialmente relutante em aceitar o papel de Benjamin Martin, pois não queria interpretar outro personagem de guerra depois de ter feito “Coração Valente”. Ele acabou aceitando o papel porque ficou impressionado com o roteiro e com a oportunidade de trabalhar com Roland Emmerich.

O filme gerou controvérsia por retratar os britânicos como vilões brutais e sanguinários. Alguns críticos acusaram o filme de distorcer a história e de ser anti-britânico.

As cenas finais do filme foram filmadas em uma plantação em Georgetown, Carolina do Sul, que também foi usada como cenário para o filme “Gone with the Wind” (E o Vento Levou, no Brasil).

O figurino do filme foi criado por Deborah L. Scott, que já havia trabalhado em outros filmes históricos, como “Titanic” e “Coração Valente”. Ela recebeu uma indicação ao Oscar pelo trabalho em “O Patriota”.

O ator Adam Baldwin, que interpreta o personagem Capitão Wilkins no filme, já havia trabalhado com o diretor Roland Emmerich anteriormente em “Independence Day”.

O personagem de Jason Isaacs, Coronel William Tavington, é considerado um dos vilões mais odiados do cinema, graças à sua crueldade e sadismo. Isaacs disse em entrevista que muitas pessoas ainda o reconhecem e o odeiam pelo papel, mesmo anos depois do lançamento do filme.

Heath Ledger recebeu uma indicação ao Young Artist Award de Melhor Performance em Filme por um Ator Jovem Coadjuvante por seu papel em “O Patriota”.

Comente a sua opinião