Foto: Reprodução/ Internet

O Aqui Agora, um marco na história do SBT, foi um telejornal que deixou uma marca indelével na televisão brasileira. Com histórias que alcançaram quase 40 pontos de audiência, superando novelas da concorrência, ele inovou ao se tornar um dos programas jornalísticos mais vibrantes e memoráveis de sua época. Em comemoração aos 42 anos do SBT, o The Noite com Danilo Gentili desta sexta-feira, 18/08/2023, traz uma edição especial em que Danilo recebe personalidades que tiveram passagens marcantes pelo jornalístico.

O elenco inclui Magdalena Bonfiglioli, Leão Lobo, Christina Rocha e Ivo Morganti, que trazem à tona curiosidades e casos relevantes daquela época de sucesso. Ao falar sobre o que os diferenciava, Magdalena destaca: “Era um jornal de repórteres… Existia o apresentador com a sua personalidade. Existiam os comentaristas com a sua personalidade. Mas os repórteres não eram um complemento”. Ivo reforça esse aspecto, salientando que “a notícia era a estrela. A gente, pela primeira vez, conseguiu fazer a notícia ser estrela no jornalismo”.

Christina também relembra a revolução que o Aqui Agora trouxe: “Foi o primeiro telejornal que permitiu que a câmera de rua aparecesse tremendo, porque até então não existia isso. Era só aquele enquadramento e tal. Repórter correndo quebrou barreiras”. Leão complementa com sua própria experiência: “Foi tão inovador, acho que isso que incomodou essa imprensa mais chique. Porque, de repente, a gente revolucionou. Quando o Silvio me mandou usar smoking às seis horas da tarde… Até hoje as pessoas lembram disso. Ele me encontrou no corredor, lá na Vila Guilherme, e disse ‘só uma coisa, só use a gravatinha vermelha'”.

Enquanto revisitam essa época marcante, os convidados compartilham histórias divertidas e curiosas. Por exemplo, Christina revela um detalhe intrigante sobre Luiz Lopes Correa: “Não tomava banho, falava que fazia mal à pele. E tinha uma barata de estimação no fusquinha dele”. Esses relatos ilustram como o Aqui Agora conseguiu quebrar paradigmas e criar um ambiente único no jornalismo televisivo.

Além disso, os talentos que o programa revelou são destacados, mostrando a influência duradoura que o Aqui Agora teve sobre a carreira de muitos. Leão destaca: “Nosso coordenador de produção na época hoje é diretor geral da Globo. O Amauri Soares”. Ivo acrescenta: “César Tralli, Alexandre Frota também foram repórteres”. Eles concordam que o Aqui Agora abriu portas para que pessoas menos favorecidas pudessem ter suas opiniões expressas, uma revolução na forma como o jornalismo era abordado.

O Aqui Agora também é lembrado pelo inesquecível Gil Gomes, cujo estilo único deixou uma marca permanente. Leão compartilha: “Era uma das pessoas mais delicadas, mais gente boa que eu conheci na minha carreira. Era de uma sensibilidade, uma delicadeza”. E Ivo acrescenta emocionado: “Quando o Gil faleceu fazia uma semana que eu não o via. Senti muito a falta do Gil. Gil é o maior contador de histórias do mundo… Reconheci o Gil como um amigo da minha vida”.

Ao trazer à tona memórias e momentos tão impactantes, o The Noite proporciona uma viagem no tempo aos anos dourados do Aqui Agora, celebrando sua influência e contribuição para a televisão brasileira.

Fique por dentro das últimas novidades sobre filmes, séries e novelas com o Almanaque Geek. Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook e nos seguir no Twitter, Instagram e Google News para atualizações diárias e conteúdos exclusivos.

Comente a sua opinião