Nesta quinta-feira, 24/08/2023, o renomado comediante brasileiro Danilo Gentili conduzirá uma cativante entrevista com um dos ícones da comédia nacional. Reconhecido primordialmente por dar vida ao inesquecível Magro do Bonfa na Escolinha do Professor Raimundo, o talentoso André Damasceno se une ao apresentador para uma conversa franca sobre os triunfos de seus espetáculos e os momentos marcantes que moldaram sua trajetória hilária. Às vésperas de celebrar quatro décadas inteiras de carreira em 2024, o natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, encontra razões para comemorar a ampla disseminação de suas piadas na vastidão da internet, brincando com uma ironia leve: “Foram necessários cinco anos para angariar meros cinco mil seguidores”.
De acordo com o próprio Damasceno, o salto para a popularidade online veio graças a uma peça fundamental: a presença de uma equipe para filmar, editar e legendas seus shows. Ele compartilha com gratidão: “Por obra do destino, um dos [shows] explodiu com notáveis 13 milhões de visualizações”.
Ao rememorar a figura do Magro do Bonfa, o comediante esclarece a origem intrigante desse nome: “Magro, no Rio Grande do Sul, remete a um esperto, a um astuto. De modo ingênuo, imaginei que essa expressão fosse de domínio geral pelo país. E quanto ao ‘Bonfa’, refere-se ao bairro Bonfim”. Sobre o bordão que se tornou uma de suas marcas registradas, “Não me faça te pegar nojo”, ele diverte com sua análise: “Isso é uma expressão típica do ‘gauchês’. No Nordeste, a galera interpretava como ‘nome fácil de sentir repulsa’, não é mesmo?”.
Ao revelar que o Magro do Bonfa foi inspirado em um aluno que ele lecionava durante seu período como professor de matemática, Damasceno conta que ele próprio depositou fitas VHS contendo sua atuação nas emissoras, tudo em busca de uma chance no cenário televisivo. Em relação a Chico Anysio, uma lenda da comédia brasileira, Damasceno o enaltece: “Era simplesmente magnífico. Um homem humilde. Aquele que é verdadeiramente competente deve ser humilde. A falta de humildade é inversamente proporcional à competência. Chico Anysio irradiava uma humildade inigualável”.
Quanto à inspiração para seguir o caminho da comédia, o comediante atribui à sua família: “Minha avó era uma exímia imitadora. Poderia facilmente ser confundida com a Dercy Gonçalves. Meu pai, um coronel do Exército, também possuía habilidades imitativas admiráveis”. Além disso, ele relembra suas imitações mais icônicas, como as de Gil Gomes e Lula, tendo inclusive apresentado sua própria imitação ao ex-presidente Lula. Em suas palavras: “Após a performance, o próprio Lula subiu ao palco e proclamou: ‘Cada vez que Damasceno me imita, sinto que sou eu mesmo que estou discursando'”.
Com apresentações que percorrem todo o território brasileiro, o convidado também aborda suas palestras motivacionais e emociona ao revelar que está preparando um espetáculo inédito para celebrar quatro décadas de sua trajetória no humor.
O programa The Noite, sob o comando de Danilo Gentili, vai ao ar de segunda a sexta-feira no SBT. Nesta noite, a partir das 00h45, promete oferecer mais uma dose de entretenimento memorável aos telespectadores.