Walcyr Carrasco, renomado autor, encontra-se temporariamente afastado da condução dos capítulos finais da prestigiada novela das nove da Globo, Terra e Paixão, devido a um acidente doméstico que resultou na fratura de sua perna. Em decorrência desse infortúnio, Thelma Guedes, sua coautora, assumiu o papel de escritora principal. A revelação surgiu após uma foto de Carrasco em uma cadeira de rodas circular nas redes sociais, sem que a Globo tenha emitido até o momento um comunicado oficial sobre o ocorrido.
Ao relatar o incidente à revista Veja, Carrasco descreveu o momento que levou à sua lesão: “Acordei disposto, feliz da vida, saltei da cama e caí em cima da mesa ao lado dela. Gritei, gemi. Pedi ajuda. Minha fiel funcionária veio correndo. Olhou e diagnosticou: ‘O senhor quebrou a perna’”. Esse contratempo levou à substituição temporária de Carrasco por Thelma Guedes, que assumiu a responsabilidade pela elaboração de cenas cruciais, incluindo a morte da vilã Agatha, interpretada por Eliane Giardini, conforme divulgado pelo colunista Valmir Moratelli.
É válido destacar que recentemente Carrasco abordou a ausência da trama de amor entre Mara (Renata Gaspar) e Menah (Camilla Damião) no enredo da novela. Após a atriz Renata Gaspar expressar seu descontentamento nas redes sociais, Carrasco explicou que deu prioridade ao núcleo dos La Selva nas últimas semanas, deixando outras tramas em segundo plano. O escritor negou veementemente os rumores de que a exclusão do romance lésbico teria sido uma exigência da direção da Globo.
“Como todos puderam ver, nas últimas semanas o foco maior no andamento da novela foi com os acontecimentos envolvendo os personagens Antônio La Selva [Tony Ramos], Agatha [Eliane Giardini] e Irene [Gloria Pires]. Eles, com suas tretas, ocuparam o maior espaço porque são protagonistas da história. Foi apenas por causa disso que as demais tramas ficaram em segundo plano”, esclareceu Carrasco em declaração concedida a alguns veículos de imprensa em 21 de novembro.